Projeto apresentado no VII ETEC

O projeto “COMO JORNALISTAS, ESTUDANTES ESCREVEM NOTÍCIAS, MANCHETES E ELABORAM JORNAIS EM VÍDEO E FOLHETOS ” busca dinamizar as aulas de produções interativas e língua portuguesa abordando texto jornalístico de forma diferenciada, utilizando para isso a inserção dos recursos tecnológico, o projeto foi desenvolvido pela Professora Monica Coimbra com as turmas do 8º A e 8º B, do período matutino.
Neste projeto os alunos realizaram entrevistas com membros da comunidade escolar (professores, coordenadores, direção, funcionários administrativos), o foco da entrevista era a atividade desenvolvida por cada membro escolhido no ambiente escolar. Antes de a entrevista acontecer, os alunos elaboraram o roteiro para tal, optando por qual informações seriam coletadas e o meio para armazená-las, alguns grupos gravou em vídeo a entrevista que foi exibida na sala de tecnologia utilizando o projetor para os demais colegas da sala e para a professora, outros grupos fizeram a transcrição das respostas dadas pelos entrevistados e depois digitaram e inseriram imagens relacionadas com o tema da entrevista (elaborando uma noticia) este foi exposto em mural próprio para este fim. Essa atividade contribui também para o desenvolvimento comportamental dos alunos, auxiliando-os a lidar com a timidez.
Nesta atividade, se propõe o uso de câmeras digitais ou celulares para gravações das entrevistas e computadores para edição dos vídeos e para digitação da entrevista e inserção das fotos.
Com este projeto foi possível verificar como o uso dos recursos tecnológicos pode contribuir para o desenvolvimento das atividades escolares, sendo uma ferramenta que dinamiza a realização destas.
Nesta atividade a professora oportunizou os alunos a um aprendizado diferenciado, conectado com a realidade deles, utilizando recursos aos quais a maioria deles já estão familiarizados.
O sucesso do trabalho ficou evidente pelo interesse dos alunos na realização da atividade, uma vez que houve uma grande mobilização deles para execução da tarefa, outro aspecto observado foi a qualidade dos materiais produzidos, tanto na forma de vídeo quanto na forma escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!!!!

Escola Daniel Berg comemora 57 anos de história no dia 1º de agosto.

EE Pastor Daniel Berg promove oficina de uso pedagógico da Lousa digital e aplicativo SWF