Alunos aprendem sobre o Folclore utilizando os recursos tecnológicos



O Projeto “O uso de recursos midiáticos e atividades off-line para trabalhar o folclore” foi desenvolvido no 2º ano B Vespertino da Escola Pastor Daniel Berg. O projeto teve como finalidade oferecer o ensino sobre datas comemorativas, em especifico o Folclore. Os objetivos são despertar o interesse nos alunos pela cultura brasileira, desenvolver nos alunos o conceito de folclore e conhecer os principais personagens folclóricos.

Atualmente é quase impossível falar em educação sem citar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na valorização e na melhoria da educação, considerando que estas têm tido sua inserção demandada pelas práticas pedagógicas, tornando-se cada vez mais necessárias as discussões e reflexões acerca dessa inclusão. Assim, nessa atividade, se propõe o uso de vídeos animados, que atraem a atenção dos alunos, e após isso a realização de  atividades (jogos, quebra cabeça, jogo da memória e etc.) nos computadores, sobre o conteúdo trabalhado, colocando em prática o que foi ensinado.

Para o desenvolvimento do projeto, a professora regente fez o planejamento com a Progetec, que instalou a atividade que seria utilizada nos computadores, de maneira que eles pudessem realizá-la off-line. A professora, utilizando o projetor multimídia passou inúmeros vídeos animados sobre o folclore. A seguir, os alunos desenvolveram atividades no computador relacionadas com o tema. Foi avaliada a participação/ realização das atividades pelos alunos no computador bem como também a participação dos alunos durante a apresentação dos vídeos e do debate.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Nilva Celestrino Rocha Narciso e Alessandra com o apoio do coordenador Alaôr Fonseca Filho e a gerenciadora de tecnologias  Luana Cristina da Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!!!!

Berg desenvolve diversas atividades em prol da campanha do "Maio amarelo"

EE Pastor Daniel Berg promove oficina de uso pedagógico da Lousa digital e aplicativo SWF