Alunos aprendem sobre o Folclore utilizando os recursos tecnológicos
O
Projeto “O uso de recursos midiáticos e
atividades off-line para trabalhar o folclore” foi desenvolvido no 2º ano B
Vespertino da Escola Pastor Daniel Berg. O projeto teve como finalidade
oferecer o ensino sobre datas comemorativas, em especifico o Folclore. Os objetivos
são despertar o interesse nos alunos pela cultura brasileira, desenvolver nos
alunos o conceito de folclore e conhecer os principais personagens folclóricos.
Atualmente
é quase impossível falar em educação sem citar o uso das novas tecnologias de
informação e comunicação na valorização e na melhoria da educação, considerando
que estas têm tido sua inserção demandada pelas práticas pedagógicas,
tornando-se cada vez mais necessárias as discussões e reflexões acerca dessa
inclusão. Assim, nessa atividade, se propõe o uso de vídeos animados, que
atraem a atenção dos alunos, e após isso a realização de atividades (jogos, quebra cabeça, jogo da
memória e etc.) nos computadores, sobre o conteúdo trabalhado, colocando em
prática o que foi ensinado.
Para
o desenvolvimento do projeto, a professora regente fez o planejamento com a
Progetec, que instalou a atividade que seria utilizada nos computadores, de
maneira que eles pudessem realizá-la off-line.
A professora, utilizando o projetor multimídia passou inúmeros vídeos animados
sobre o folclore. A seguir, os alunos desenvolveram atividades no computador
relacionadas com o tema. Foi avaliada a participação/ realização das atividades
pelos alunos no computador bem como também a participação dos alunos durante a
apresentação dos vídeos e do debate.
O
projeto foi desenvolvido pelas professoras Nilva Celestrino Rocha Narciso e
Alessandra com o apoio do coordenador Alaôr Fonseca Filho e a gerenciadora de
tecnologias Luana Cristina da Cruz.
Comentários