Escola Pastor Daniel Berg realiza Jornada Pedagógica - 2018
Entre os dias 06 e 09 de fevereiro de
2018 ocorreu a Jornada Pedagógica na Escola Daniel Berg, orientada pela SED/MS.
Participaram da jornada todos os professores lotados nesta unidade escolar,
Direção escolar, Coordenação Pedagógica e PROGETEC. Foi uma semana de
informações e discussões de diversos assuntos referentes ao ano letivo que se
iniciou.
Inicialmente foi exibido o vídeo de boas vindas da
secretária de educação do estado, seguido de boas vindas da Coordenação e
Direção Escolar.
Os assuntos referentes à organização escolar,
rotina escolar, Regimento Escolar foram abordados pela Diretora Margarida Gaigher.
No segundo dia de jornada pedagógica os
coordenadores pedagógicos propuseram/intermediaram uma discussão e reflexão
sobre o papel da escola no processo de aprendizagem e na construção da identidade
dos estudantes, baseada em parte do documentário “Nunca me sonharam”, para tal
discussão foi utilizada a metodologia World Café que trata-se de um
processo criativo que visa gerar e fomentar diálogos entre os indivíduos.
No terceiro dia de jornada pedagógica foram
abordadas as plataformas “Foco no estudante” e “Protagonismo Digital”, a
primeira plataforma disponibiliza dados sobre o desempenho dos alunos, por
descritores, no SAEMS e do Ideb da Escola. A plataforma “Protagonismo Digital”
foi criada para contemplar, em um só espaço, os mais variados recursos digitais
voltados ao processo de aprendizagem e auxiliar os professores de todas as
etapas da educação básica no planejamento de atividades pedagógicas, neste dia
foi esclarecido dúvidas sobre as plataformas e realizados cadastrados dos
professores, esta discussão foi realizada e mediada pela coordenação pedagógica
e pela PROGETEC.
No último dia da jornada pedagógica foi realizado
um trabalho em grupo, e discutido sobre estratégias metodológicas e
planejamento de aulas que contribuam para o protagonismo do estudante.
A EE Pastor Daniel Berg agradece aos participantes
e os que se empenharam para realização da Jornada Pedagógica.
Comentários