Projeto apresentado no VII ETEC
O projeto “COMO JORNALISTAS,
ESTUDANTES ESCREVEM NOTÍCIAS, MANCHETES E ELABORAM JORNAIS EM VÍDEO E FOLHETOS
” busca dinamizar as aulas de produções interativas e língua portuguesa
abordando texto jornalístico de forma diferenciada, utilizando para isso a
inserção dos recursos tecnológico, o projeto foi desenvolvido pela Professora Monica Coimbra com as turmas do 8º A e 8º B, do período matutino.
Neste projeto os alunos
realizaram entrevistas com membros da comunidade escolar (professores,
coordenadores, direção, funcionários administrativos), o foco da entrevista era
a atividade desenvolvida por cada membro escolhido no ambiente escolar. Antes de
a entrevista acontecer, os alunos elaboraram o roteiro para tal, optando por
qual informações seriam coletadas e o meio para armazená-las, alguns grupos
gravou em vídeo a entrevista que foi exibida na sala de tecnologia utilizando o
projetor para os demais colegas da sala e para a professora, outros grupos
fizeram a transcrição das respostas dadas pelos entrevistados e depois
digitaram e inseriram imagens relacionadas com o tema da entrevista (elaborando
uma noticia) este foi exposto em mural próprio para este fim. Essa atividade
contribui também para o desenvolvimento comportamental dos alunos,
auxiliando-os a lidar com a timidez.
Nesta atividade, se propõe o uso de
câmeras digitais ou celulares para gravações das entrevistas e computadores
para edição dos vídeos e para digitação da entrevista e inserção das fotos.
Com este projeto foi
possível verificar como o uso dos recursos tecnológicos pode contribuir para o
desenvolvimento das atividades escolares, sendo uma ferramenta que dinamiza a
realização destas.
Nesta atividade a
professora oportunizou os alunos a um aprendizado diferenciado, conectado com a
realidade deles, utilizando recursos aos quais a maioria deles já estão
familiarizados.
O sucesso do trabalho
ficou evidente pelo interesse dos alunos na realização da atividade, uma vez
que houve uma grande mobilização deles para execução da tarefa, outro aspecto
observado foi a qualidade dos materiais produzidos, tanto na forma de vídeo
quanto na forma escrita.
Comentários