Escola Daniel Berg comemora 57 anos de história no dia 1º de agosto.

Escola Estadual Pastor Daniel Berg - Mais de cinco décadas dedicadas à educação.
Breve histórico da Escola Estadual Pastor Daniel Berg, que neste dia 1º de agosto de 2013completa 57 anos de História.
Baseado no Artigo “A trajetória da Religião à educação em Dourados: Escola Estadual Pastor Daniel Berg”, Carlos Roberto Mota e no Projeto Político Pedagógico da Escola (2012)
Alunos e membros da Escola Evangélica da Assembléia de Deus
1º de Agosto de 1956 - Foram iniciadas as primeiras atividades da Escola Evangélica da Assembléia de Deus, situada à Rua Pedro Celestino, n. 316. Esta escola iniciou com apenas uma classe, com a presença de quatro alunos, tendo como responsável a professora Iracema Nunes da Silva.      
Década de 1960 - A Escola Evangélica da Assembléia de Deus passa a funcionar em outro prédio, situado à Rua Wladomiro Muller do Amaral, n. 76, na vila Amaral, em frente, hoje, ao Condomínio Residencial Wladomiro Muller do Amaral.      
A primeira professora, Iracema, lia a bíblia antes das aulas
Final da Década de 1970 - A escola contava com três salas separadas com divisórias de madeira, além dessas salas possuírem almoxarifado, sala de professores, secretaria, diretoria e banheiros. O quadro funcional era composto por 10 professores e 14 funcionários.
06 de abril de 1982 - O Decreto n. 1597 do Poder Executivo cria a Estadual a Escola Estadual de 1º grau “Pastor Daniel Berg”, passando o Estado a ser a entidade mantenedora da Escola e mudando o nome da mesma.
Pastor Daniel Berg e sua esposa Sara
O nome “Pastor Daniel Berg” foi uma sugestão do Pastor Jeovah Alves da Silva, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em homenagem ao missionário sueco fundador da denominação no Brasil.     
1986 - A Escola mudou-se para o atual prédio situado à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 800, construído com nove salas de aula, cozinha, dispensa, sala de direção, secretaria, coordenação, sala de professores, dois banheiros para alunos, dois banheiros para professores e uma quadra esportiva. O prédio foi construído com blocos pré-moldados de concreto.
1997 - Foi Autorizado o funcionamento do ensino de 2º Grau, hoje Ensino Médio.
1956-2013 - Diretores que já passaram pela Escola desde a sua fundação:
·        Iracema Nunes da Silva (1953-1982);
·        Magali de Castro Costa (1982-1990);
·        Avani Cargnelutti Feuber (1993-2001);
·        Darci do Prado (1991);
·        Valdecy Zanini (1992);
·        Maria José Ribeiro Múrcia (2002-2004);
·        Osmarilda Santos Pires de Araújo (2004-2008);
·        Jairo Nogueira (2008-2011);
·        Margarida Maria Fontanella Gaigher (2011-).
2013 - A Escola funciona em três períodos, oferecendo as etapas da Educação básica Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Ensino Médio – 2º e 3º ano. Possui sete salas de aula e atende aproximadamente 550 alunos de diversos bairros da região onde está inserida.      
Com esse histórico, a Escola se consolida como uma instituição comprometida com a educação, buscando oferecer ensino de qualidade. A escola pretende ser um espaço de promoção do saber, tendo como princípios a democracia, transparência solidariedade e responsabilidade de todos os segmentos que compõem a comunidade.

Escola Estadual Pastor Daniel Berg - “As grandes conquistas passam por aqui”



Comentários

Ramão Salvador Rodrigues disse…
Gostei. Foi nessa escola que fui alfabetizado na cartilha Caminho Suave, pela professora Benedita Maria de Jesus Antunes (me perdoem se me falhar a memória), na década de 1970. Recordo com muito carinho a algazarra do recreio, o cuidado que tinham com cada aluno e ainda me lembro do primeiro livro que li, intitulado: "O passeio do Juca" que quebrou o braço na Lagoa de Abaeté...

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!!!!

Berg desenvolve diversas atividades em prol da campanha do "Maio amarelo"

EE Pastor Daniel Berg promove oficina de uso pedagógico da Lousa digital e aplicativo SWF